top of page

Academia Corporativa & Plano de Negócios


Vivemos um momento onde a qualidade de vida, a inovação e principalmente o perfil empreendedor do profissional, são considerados fatores de competitividade nas empresas, e a tecnologia tem papel principal para o alcance dos objetivos traçados.

Para enfrentar a globalização, as empresas necessitam de mudanças e estas exigem transformações no ambiente de trabalho e no clima organizacional, a fim de permitir a manutenção e a melhoria da posição competitiva no mercado.

Um grande desafio nos dias atuais, é gerir pessoas, desenvolver habilidades e propiciar condições favoráveis ao desempenho de suas funções. Dizem os especialistas que, sem pessoas motivadas, qualificadas e comprometidas, torna-se inviável criar um ambiente onde os colaboradores se sintam confortáveis.

É interessante observar que num momento em que as empresas estão envolvidas com sua sobrevivência no mercado, a gestão da qualidade de vida vem ganhando importância no âmbito das organizações. É a busca do equilíbrio entre condições de vida e hábitos saudáveis, visando as dimensões biológica, psicológica, social e organizacional de cada pessoa. É a passagem da era do trabalhador manual para a era do trabalhador do conhecimento.

Este trabalhador, pelo fato de utilizar mais a mente, passa a ter um estilo de vida sedentário, propício ao acúmulo de tensões, adquirindo como conseqüência hábitos nocivos à saúde. Enfrentar a tensão cotidiana e administrá-la, requer aprendizagem.

Fazer exercícios físicos regularmente é bom para a saúde física e mental. Cientes disso, muitas empresas incentivam a prática de condicionamento físico e esportes de tal forma que montam em suas estruturas, completas academias de ginástica, via de regra, similares as encontradas no mercado.

A carência de estudos sobre o conceito de academia corporativa traz, como consequência, incertezas na implementação deste negócio, sendo analisado indevidamente, como custo sem retorno financeiro.

Academicamente, observa-se de um lado, a carência de profissionais da área de Educação Física e Esporte com conhecimento para a elaboração de um plano de negócios em academias corporativas, e por outro lado, existem administradores de empresas sem o conhecimento técnico para desenvolver ferramentas especificas para operacionalizar a prestação de serviço.

Portanto, a coerência e abordagem desse trabalho relacionado ao estudo dos benefícios da implementação de uma academia corporativa, poderão contribuir academicamente para a compreensão e desenvolvimento de projetos de qualidade de vida no trabalho.

Face ao exposto, resolvemos escrever um livro intitulado: “ACADEMIA CORPORATIVA & PLANO DE NEGÓCIOS”- Atividade física como ação empreendedora, lançado neste ano, cujo objetivo é apresentar uma visão diferenciada da academia corporativa, não apenas incluindo conceitos de especialistas renomados sobre o assunto, mas também de maneira especial, provocar uma reflexão da qualidade de vida do ser humano nas organizações.

Maria de Fátima Abud Olivieri, PhD. e Paulo Costa Amaral, Msc. – Relações Públicas; PhD. em Administração; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie e. Pós-graduação em MBA – Gestão em Marketing – ECA USP. Pós-Graduação em MBA – Gestão de Pessoas – Unibero. Trabalhou na CESP – Companhia Energética de São Paulo por 20 anos, atuando na área de Recursos Humanos. Atualmente é diretora da Competency do Brasil – Educação e Desenvolvimento Humano, Coordenadora de Seminários Internacionais e Professora em cursos de pós-graduação e graduação em Instituições de ensino superior, Co-autora em livros de Gestão de Pessoas , autora de vários artigos publicados. -

Paulo Costa Amaral, Msc. em Administração, Profissional de Educação Física, registro no CREF nº 023504-G/SP, Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade Anhembi Morumbi (MBA), Mestre em Administração pela Florida Christian University – FCU, Orlando Flórida – USA. Atuou em 2009/1 como professor do Curso de MBA em Gestão e Marketing de Entidades Esportivas – Real Madrid – Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente é professor do curso de Educação Física e gerente de academias da Universidade Anhembi Morumbi, Diretor Técnico da Paulo Amaral Consultoria, e Palestrante na área da saúde e administração.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page