Viajar e Estudar: Como combinar as férias de lazer com capacitação profissional?

Se você busca aproveitar sua viagem de férias para se aperfeiçoar um pouquinho, esse texto é para você! Depois de longos doze meses de trabalho árduo, tudo o que o brasileiro quer é poder tirar uns dias para fazer a tão sonhada viagem de férias, não é mesmo?! Porém, nem sempre isso sai como planejado, pois há outras demandas que entram no caminho fazendo pensar: preciso melhorar o meu inglês; preciso realizar um curso mais forte na minha área de atuação; preciso ir para o exterior fazer um curso lá para deixar o meu currículo mais atraente; preciso estudar, preciso estudar e preciso estudar! Essas são as dúvidas que sempre pairam à cabeça de boa parte dos trabalhadores, principalmente dos jovens, que estão aproveitando uma onda de transformação no mercado para crescer profissionalmente e alcançar altos níveis nas empresas.

Desta forma, se você se identificou com a primeira parte deste texto, você deve estar se perguntando: será que é possível aproveitar as minhas férias do trabalho para fazer um curso no exterior e melhorar o meu currículo? A resposta é SIM! Isso é superpossível! E aproveitando o dia nacional do Turismo, elencamos logo abaixo as 5 principais dicas para que você tenha um bom planejamento caso esteja buscando turismo com aprendizado:

1º passo: o que você pretende estudar, onde e por quanto tempo? – Saber o que você pretende estudar deve ser o primeiro filtro para seu planejamento, porque há cursos que possuem fortes demandas em alguns lugares mais do que outros, por exemplo, digamos que você quer fazer um mês de curso de Business Marketing. Por ser uma área ampla de atuação, mas voltado ao mercado de negócios, Estados Unidos, Canadá e China tendem a ter mais fluência no assunto por serem grandes centros de inovação mundial, além disso, são destinos fantásticos para se conhecer. Identificar se o país o qual você pretende ir solicita visto de entrada é de extrema importância também para que você se programe antes para consegui-lo. Há países que, apenas com o visto de turismo, permitem que você realize cursos que não ultrapassem a carga horária semanal de estudo estipulada por eles. Normalmente, o período de cursos varia de 2 a 4 semanas com carga horário de 20 horas semanais, a qual possibilita uma jornada de estudo e turismo bem organizada e flexível para aproveitar a cidade também;


2º passo: como estão as minhas economias para essa jornada? – Estar em dia com as finanças pessoais vai demandar muita atenção no planejamento dessa jornada, uma vez que esse tipo de viagem com foco em capacitação demandará 100% de suas economias por não permitir que você trabalhe no local para fazer um pouco mais de renda, o que ajudaria bastante nos custos. Sendo assim, saber aonde você vai, como vai se hospedar, quanto necessitará por dia e ter uma verba adicional para possíveis passeios e encontros que as escolas propõe demandará uma dinheiro extra. Uma boa dica é definir um valor teto por dia, como por exemplo, utilizar US$ 100 por dia como base para alimentação e deslocamento diário e mais um dinheiro para conhecer os pontos turísticos da cidade que pretende conhecer. Portanto, se você tem muito interesse em ir, mas tenha algum tipo de dificuldade financeira para arcar, uma boa opção é procurar agências que fazem parcelamentos em cartões de crédito e/ou boletos de acordo com a sua disponibilidade para o pagamento. A dica mais importante aqui é: CUIDADO PARA NÃO SE METER EM DESPESAS QUE NÃO PODE PAGAR! As empresas possuem taxas em caso de cancelamento caso não seja possível à realização do curso e você pode perder parte do investimento;


3º passo: como contratar este tipo de curso: aqui no Brasil ou direto com a escola que vou estudar? – Depende! Depende de como você está se organizando financeiramente, depende de como você quer pagar, de como quer ser orientado, se quer fechar tudo com uma agência ou se prefere montar o seu destino sozinho por meio de ajudas de blogs, indicações, etc. O fato é que muitas pessoas que buscam realizar esse tipo de curso mesclado com as férias, prefere um agente especializado para dar orientação sobre todo o roteiro, sobre o curso que vai realizar, sobre o formato de pagamento e por aí vai. Contudo, conforme você for se organizando nas etapas de identificação do que você quer fazer e para onde quer ir, naturalmente você o custos vão aparecendo e você vai afunilar quais estão mais próximos do que você pode pagar. Algumas companhias aqui no Brasil oferecem pacotes vinculados com as entidades que prestarão o serviço educacional em outro país e possibilitam o pagamento acessível ao estudante, como no caso da Competency do Brasil, que promove encontros e seminários internacionais com diversas universidades e empresas no mundo há mais de 25 anos com o programa Carreira Sem Fronteiras, que já levou mais de 35 mil pessoas para diversos países no mundo e possui parceria direta com a Florida Christian University – FCU para programas de internacionalização de carreiras, empresas e negócios, e está atualmente, fechando turma para o curso Transformação Digital na Universidade de Lisboa, Portugal, em novembro deste ano;


4º passo: qual o momento certo para realizar um curso como este? – Quanto mais avançamos em nossas jornadas profissionais, sentimos a necessidade de aperfeiçoamento. Acontece que, constantemente, o mundo corporativo exige competências e habilidades que possam ser rápidas e transformadoras para o cenário a qual está aplicada. É certo que, ter plena certeza de que o que você busca estudar te ajudará a dar passos maiores e mais rápidos em direção à ascensão profissional e pessoal pode responder essa pergunta. Mas claro que, individualmente, todo mundo sabe identificar quando é a hora de buscar um aperfeiçoamento profissional, ainda mais neste nível. Sendo assim, se sua intenção é fazer um curso rápido fora do país para agregar em sua posição atual ou aprender uma nova habilidade dentro do que faz, você terá melhores indicadores para avaliar o investimento versus o tempo de retorno. Agora, se busca investir em algo que você pretende começar e está totalmente contrário com o que você atua, talvez seja necessário repensar, planejar melhor, tentar entrar na área de atuação e, aí sim, se dispor ao investimento;


5º passo: Time is Money! – Ainda que o clima seja totalmente propício às suas férias e você queira aproveitar o máximo que conseguir, lembre-se que, para essas férias em questão, você estará focado em aprender e, se nada disso for aproveitado, não valerá a pena o investimento feito. Por isso é importante avaliar o momento ideal para avançar nesse nível e saber qual o melhor lugar para ir. Mas claro, a diversão DEVE estar acompanhada de você em todos os momentos, inclusive para aprender.


Dica bônus: procure um país que você tenha familiaridade com o idioma, pois isso pode facilitar o seu aprendizado. Observe também se o seu nível de entendimento/fluência com o idioma do país é bom o suficiente para acompanhar turmas de estudo. Isso te deixará mais próximo de suas conquistas e você terá um bom proveito. No livro Internacionalização de Carreiras, Empresas e Negócios da Competency do Brasil você terá muito mais informações de como se preparar para uma etapa de sucesso profissional. Boa viagem e bons estudos!



Sobre o autor: Master em Marketing e Vendas pela Laureate University, Bacharel em Marketing pela universidade Anhembi Morumbi em 2015, Adriano atua como Estrategista de Venda em Canais Digitais em uma Seguradora Multinacional há seis anos. Já atuou em projetos de treinamento de vendas em grandes varejistas pelo Brasil, ministrou palestras sobre vendas, customer experience, estratégias de marketing Digital (Inbound e SEO) e ministrou o curso de Marketing Digital & Redes Sociais na Prática pela Competency do Brasil. Recentemente fez um curso de formação em Marketing Digital de Alta Performance e, atualmente, trabalha na seguradora com projetos de implantação de Crosschannel em canais digitais em varejistas, empresas de telecom e montadoras, além de escrever para o blog da Competency do Brasil.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Ligue

 Tel: +55 11 9-7152-3000 
 Whatsapp:  +55 11 9-5041-0617

Sobre

30 anos de expertise em seminários e fóruns internacionais, atua em diversos países: Estados Unidos, Inglaterra, Argentina, Chile, Angola, entre outros. Mais de 37 mil alunos e profissionais já participaram dos seus eventos.